Compartilhe

Share |

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Inicia-se o segundo experimento do Projeto Abrindo Janelas


Dando continuidade ao Projeto Abrindo Janelas, iniciamos as pesquisas da experimentação proposta, agora, por Cris Reliê. O convite foi de embarcar no universo nordestino. Estudamos a vida e obra de Luiz Gonzaga como reflexo de uma realidade. Realidade esta que o Janela foi conferir de perto em viajem ao interior do estado, indo a Santo Antônio do Salto da Onça no agreste potiguar. Riqueza, riqueza e riqueza de motes para pesquisa!

Experimentando o ato representativo, fomos à sala de ensaio e descobrimos a tendência da pesquisa à crença e aos costumes nossos, dos nordestinos. Criávamos, então, personagens que transcorrerão em todo o processo. Personas-entidades com matrizes pautadas em tudo vivido e proposto.

Relevante foi o estudo do texto A Grande Serpente de Racine Santos, onde encontramos mais motes e coincidências com o trabalho já iniciado.

“Partindo do pressuposto de uma pesquisa embasada no universo nordestino, encontramos em diversas referências insurgidas também por viagens laboratórios pelo interior do estado e oficinas feitas em sala de ensaio, figuras pitorescas de nossa região, componentes de potência imagética, substratos a um imaginário poético. O texto A Grande Serpente veio como pré-texto para redimensionar os elementos encontrados em sala de ensaio. Imbuídos de empolgação e consciência, sabemos do objetivo de levar esse universo ao palco, defendendo anseios próprios da nossa cultura, que sirva de instrumento para o resgate de nossas raízes de figuras míticas, do sincretismo sertanejo e levantamento de diversas questões. Conscientes, também, do hibridismo entre contemporaneidade e tradicionalismo. Entre sagrado e profano, mergulharemos naquilo que é profético.” Cris Reliê

Em prosseguimento, o encontro e a aproximação da dramaturga e atriz Cláudia Magalhães foi e está sendo, antes de tudo, uma satisfação e enorme alegria. Cláudia será nossa orientadora de pesquisa em composição dramatúrgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário