Compartilhe

Share |

terça-feira, 8 de junho de 2010

Janela na imprensa.

"Grupo de Teatro Janela encena espetáculo 'Volta, ao ponto. Um Experimento' na Casa da Ribeira"
(http://natalacao.com/?p=6891)

"Peça experimental analisa a angústia dias 10 e 11 na Casa da Ribeira"

(http://www.cefascarvalhojornalista.blogspot.com)

"Carentes e angustiados"

(http://sergiovilar.blogspot.com/2010/06/carentes-e-angustiados.html)

"A cena continua..."
"'Entre Nós', da diretora Diana Fontes, e 'Volta, ao Ponto.
Um experimento', do Grupo de Teatro Janela, ambos contemplados pelo edital Cena Contínua."
(http://www.desaboya.com.br/pe_de_serra/30626/a-cena-continua)

"Volta, ao Ponto. na Casa da Ribeira"

(http://grandeponto.blogspot.com)

"Nas asas de Caio Fernando Abreu"
"Após eventuais encontros em oficinas de teatro, quatro jovens artistas com idade média de 18 anos, decidiram se encontrar para pesquisar e estudar o universo artístico."
"O Grupo de Teatro Janela abre as cortinas para uma dramaturgia inspirada no conto 'Além do ponto', de Caio Fernando Abreu e na música 'Volta', das cantoras potiguares Simona Talma e Khrystal."
(http://tribunadonorte.com.br/noticia/nas-asas-de-caio-fernando-abreu/150736)

"A execução de 'Volta, ao Ponto' trata-se de uma contação de histórias, cujo personagem percorre um caminho de busca e encontro de si e do amor perdido, revelando suas intimidades e inquietudes."
(http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/grupo-de-teatro-janela-apresenta-o-espetaculo-volta-ao-ponto-na-casa-da-ribeira/150077)

"O elenco é composto por José Neto Barbosa, Ana Carolina Marinho, Cris Reliê e Ranniery Sousa. A apresentação na Casa da Ribeira conta, ainda, com a participação de Natália Oliveira, que além de assinar os figurinos, executa a trilha sonora de 'Volta, ao Ponto' ao vivo."
(http://www.potiguarnoticias.com.br/portal/internas.php?pd=noticias_visualizar&id=4137)

"Apesar das similaridades com a proposta de Boal - ainda difundida em diversos países -, o alicerce para montagem do espetáculo é o conceito de Estética Relacional, teorizado pelo crítico de arte Nicolas Bourriaud - um dos papas da arte contemporânea francesa. A prática da Estética Relacional implica em ser para além do ser, tanto na ética como nas interações humanas. Quando o sujeito está diante do outro, frente a frente, sente-se responsável. Esta necessidade de calor humano, numa sociedade carente de humanidade é um dos questionamentos abordados. A atriz Cris Reliê explica que a proposta do espetáculo é inversa à essência do Teatro do Oprimido. 'Enxergamos o público como sujeito da obra, capaz de 'se inserir' nela. O público se coloca como objeto 'transformador' da realidade em que vive. Acho que o Teatro do Oprimido é uma transformação imposta de dentro pra fora (do palco para a platéia). E na Estética Relacional isso ocorre de forma inversa: o processo de mudança é de fora pra dentro, ou seja: parte do público para o espetáculo, para então estabelecer o diálogo relacional'. De toda forma ambas as propostas fogem da interpretação da realidade."
(http://www.diariodenatal.com.br/2010/06/08/muito1_0.php)

"Volta, ao ponto. Um experimento, em cartaz na Casa da Ribeira"
"Além de 'Volta, ao ponto', atualmente o Janela estuda a obra do dramaturgo potiguar Racine Santos 'A grande serpente', para uma futura montagem. A proposição é da atriz Cris Reliê"
(http://www.correiodatarde.com.br/editorias/tudo-55121)

Assessoria de imprensa do Grupo de Teatro Janela: Ramilla Souza

Um comentário:

  1. Olá,

    antes de mais nada, gostaria de desejar-lhes sorte nas apresentações que irão fazer neste fim de semana.

    Depois, gostaria de convidá-los para um bate-papo patra que possamos esclarecer alguns pontos importantes sobre o Teatro do Oprimido e que foram colocados erroneamente na entrevista dada ao Diário de Natal.

    Creio que o grupo não vá deixar de aproveitar esta oportunidade, até mesmo porque, como foi dito na entrevista, essa seria uma boa oportunidade para comprovar a preocupação com a prática da Estética Relacional que implica em ser para além do ser, tanto na ética como nas interações humanas.


    Assim, despeço-me reiterando o desejo de sucesso nas apresentações e aguardando uma resposta pelo e-mail ou pelos telefons abaixo indicados.

    Atenciosamente,

    Claudio Rocha
    Curinga
    Centro de Teatro do Oprimido
    Professor de Teatro do Centro Cultural de Natal

    (84) 9614 7565
    (84) 8713 5222
    (84) 8101 3749

    claudiorocha@ctorio.org.br

    ResponderExcluir