Compartilhe

Share |

terça-feira, 1 de junho de 2010

...Grupo Janela apresenta o espetáculo “Volta, ao Ponto. Um Experimento.”

Com proposição do integrante José Neto Barbosa, o espetáculo-experimento do grupo mergulha na angústia. Foi apresentado no projeto Barracantes do Grupo Clowns de Shakespeare (janeiro, 2010) e no projeto Gambiarra do Grupo Facetas (maio, 2010).

O Grupo de Teatro Janela apresenta, nos dias 10 e 11 de junho, o espetáculo “Volta, ao Ponto. Um experimento”, na Casa da Ribeira. A peça é o primeiro trabalho do grupo, formado em 2009, e foi contemplada no edital “Cena Contínua”, da Casa.

“Volta, ao Ponto. Um experimento” é um espetáculo de caráter aberto e mutável. Ele inaugura, junto com o Janela, um novo processo de pesquisa cênica na vida artística dos participantes. Em sua execução, os atores do grupo propõem uma maior cumplicidade com a platéia, transformando-a em sujeito da obra.
O tema abordado no experimento é a ‘angústia’. Foi a partir dele que o grupo focou sua pesquisa para montagem do espetáculo. A execução de “Volta, ao Ponto” trata-se de uma contação de histórias, cujo personagem percorre um caminho de busca e encontro de si e do amor perdido, revelando suas intimidades e inquietudes.

A dramaturgia é uma livre adaptação do conto “Além do ponto”, de Caio Fernando Abreu. Outra forte inspiração para a montagem é a música “Volta”, das cantoras potiguares Simona Talma e Khrystal.
A direção de “Volta, ao ponto” é coletiva, bem como sua concepção. A proposição estética e dramáturgica, entretanto, é do membro José Neto Barbosa, dentro do Projeto Abrindo Janelas.

Neste trabalho, o Janela bebe na fonte da Estética Relacional do Nicolas Bourriaud e nos Viewpoints da Anne Bogart (técnica de treinamento e criação cênica).

Para a montagem, foi essencial a contribuição da atriz Paula Vanina, do músico Luiz Gadelha e do bailarino Rodrigo Silbat, em laboratórios de criação cênica, musicalidade e oficinas de preparação corporal. O grupo contou também com o auxílio da atriz Titina Medeiros e de todo o público presente nos feed-backs da pesquisa.

O elenco é composto por José Neto Barbosa, Ana Carolina Marinho, Cris Reliê e Ranniery Sousa. Conta, ainda, com a participação de Natália Oliveira, que além de assinar os figurinos, executa a música de “Volta, ao Ponto” ao vivo.

Projeto Abrindo Janelas

Uma vez que o Janela trabalha com a direção coletiva, o Projeto Abrindo Janelas trata-se de uma espaço para que cada integrante do grupo possa propor uma pesquisa e uma dramaturgia, que será desenvolvida em conjunto.
Além de “Volta, ao ponto”, atualmente o Janela estuda a obra do dramaturgo potiguar Racine Santos ‘A grande serpente’, para uma futura montagem. A proposição é da atriz Cris Reliê, convidando os integrantes a embarcar no universo nordestino. Dentro do processo, o grupo fez viagens laboratoriais pelo interior do RN e realiza pesquisas continuas em sala de ensaio.


2 comentários:

  1. Boa tarde!

    Sou chefe de reportagem do Novo Jornal. Gostaríamos de fazer uma matéria com vocês, esta sexta, no final da tarde, ou na semana que vem (pode ser segunda ou terça-feira de manhã, ou a partir das 17h30).
    Por gentileza, poderiam fornecer um número de telefone para contato, para marcarmos uma entrevista com o grupo?
    Meu telefone é o 3342 0360.

    Grata,

    Ada Lima

    ResponderExcluir
  2. O GRUPO DE TEATRO JANELA aposta e desenvolve uma pesquisa
    embasada no conceito de ESTÉTICA RELACIONAL
    teorizado por Nicolas Bourriaud (n. 1965), curador, ensaísta e crítico de arte,
    um dos filhos pródigos da arte contemporânea francesa.
    A prática da Estética Relacional implica ser para além do ser, tanto na ética como nas interacções humanas.
    Quando o sujeito está diante do outro, frente a frente, sente-se responsável.
    Esta necessidade de “intimidade” e de calor humano, numa sociedade tão carente de humanidade
    é um dos questionamentos abordados durante o experimento "Volta, ao ponto".


    O público será o grande cerne da questão
    ele decidirá todo o percurso do experimento
    o como desenvolvemos isto no palco com o público,
    só quem comparecer poderá testemunhar! venha conferir!

    ResponderExcluir