Compartilhe

Share |

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Entrevista com Ana Carolina Marinho sobre 'Volta, ao ponto'


O que significa a Estética Relacional, com a qual vocês trabalham?

A gente trabalha com a Estética Relacional buscando problematizar a esfera das relações entre as pessoas e o mundo por meio dos objetos estéticos. É uma forma de mantermos o diálogo entre a obra, os espectadores e os atores-criadores. A Estética Relacional afirma que o artista deve levar o "observador" a completar a obra e a participar da elaboração de seu sentido, e é nisso que acreditamos. No Volta, ao ponto. Um experimento acontece, por exemplo, uma maior cumplicidade com a plateia: ela é o canal que possibilita a história ser contada.

Por que a escolha do conto Além do ponto, de Caio Fernando Abreu, como uma das bases do experimento?

Escolhemos o texto de Caio Fernando Abreu porque, dentre outros motivos, ouve identificação, tanto com o estilo do Caio, quanto com a abordagem que ele dá à angústia, ao amor e ao homossexualidade.

Fale um pouco sobre o projeto Abrindo Janelas
O Abrindo Janelas tem como meta permitir que cada integrante do grupo possa experimentar e pesquisar poéticas e estéticas de acordo com o que quer dizer enquanto artista. Como o Janela é um grupo recém-formado por jovens, a infinita busca pelas identidades efetiva-se no projeto. A partir da proposição dramatúrgica e estética de um dos integrantes, o Grupo constrói coletivamente o experimento. Assim, ao final do projeto teremos quatro experimentos.

Um comentário:

  1. O grupo Janela ainda existe? Meu nome é Pedro, vi vcs se apresentando e agora tive uma idéia de texto, e acho que seria muito legal trabalhar isso com vcs. O blog tah meio abandonado, mas eu desejo muito que vcs entrem e contato. Meu e-mail é pedro_zachia@yahoo.com.br . Tomara que dê certo. Valeu!

    ResponderExcluir